quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reflexão relacionando texto e vídeo.

Texto: Cap. 2 do Livro "Escritos curriculares" - O que se entende por Currículo? José Augusto Pacheco
Vídeo: Cenas de "Giordano Bruno", Itália 1973.



As cenas do filme Giordano Bruno trazem algumas ideias de extrema relevância para a compreensão de algumas transformações que a educação sofreu até os dias de hoje.
A educação e principalmente o acesso à universidade era um direito reservado à alguns. Para tê-lo, o indivíduo deveria ser pertencente à classe dominante. Com certeza, este fato era influenciado diretamente pelo tipo de currículo que se pensava e a que formação seria dada. É claro que se a universidade se destina à pessoas que fazem parte de um grupo específico, o currículo será pensado de forma a atender as necessidades deste grupo principalmente porque todo currículo é carregado de ideais políticos e ideológicos. Como o próprio texto diz "...
Como Giordano era um homem a frente de seu tempo, suas ideias foram rejeitadas pelo poder da Igreja Católica, pois as mesmas representam uma ameaça ao poder dela. Mais uma vez podemos pensar na função da formação escolar dos indivíduos e do quanto as mesmas tem a possibilidade de influenciar a emancipação ou alienação destes.
Podíamos perceber há algum tempo que a educação, assim como o retratado no filme, não tinha intenção alguma de tornar os indivíduos autores de sua própria história e livres para pensar. Por isso, todos os que tinham ideias diferentes do que o poder da época apresentava como ideal, eram perseguidos por vezes até a morte.
Hoje, embora ainda existam instituições de formação tradicionais, a educação tem como ideal formar indivíduos livres para pensar e também para escrever sua própria história, interferindo diretamente nela.
"Os homens constroem seu próprio saber", é o que afirma Giordano e é por isso, que hoje o currículo é pensado de forma a valorizar as experiência vividas pelos indivíduos sabendo a importância que cada uma delas tem neste processo.
Pensar e definir o currículo não é uma tarefa fácil, mas deve ser realizada com muita responsabilidade e de forma fiel ao que se pretende enquanto parte do processo de formação de cada aluno.

Um comentário:

  1. Parabens, Priscila! Que bacana que voce conseguiu colocar o vídeo aqui em seu portfólio. A foto com o título ficou "tudo".
    Agora, o trabalho é refletir sobre o trecho do filme "Giordano Bruno", articulando-o com o capítulo do livro do José Pacheco: " O que se entende por currículo"
    Coloque suas impressões, suas ideias... Não se preocupe em "viajar". Mostre o máximo possível do que conseguiu captar nesta atividade.

    Bom trabalho!
    Ivan

    ResponderExcluir