quarta-feira, 12 de maio de 2010

Conhecendo Freinet


Conhecendo Freinet

Um pouco sobre Freinet...

Celestin Freinet foi um pedagogo anarquista francês, um importante referência da pedagogia de sua época, cujas propostas continuam tendo grande ressonância na educação dos dias atuais.


Proposta pedagógica



Para Freinet, a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Sua carreira docente teve início construindo os princípios educativos de sua prática. Ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e portanto desligada da vida.

Suas propostas de ensino estão baseadas em investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía seu conhecimento.

De acordo com Freinet, a aprendizagem através da experiência seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetirá e avançará no procedimento; porém não avançará sozinho, precisará da cooperação do professor.

Na proposta pedagógica de Freinet,a interação professor-aluno é essencial para a aprendizagem. Estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental.


Técnicas desenvolvidas por Freinet


· A Aula-Passeio: aulas de campo, voltadas para os interesses do estudantes;

· A Auto-avaliação: fichas criadas por Freinet, preenchidas pelos alunos, como

forma de registrar a própria aprendizagem;

· A Auto-correção: modalidade de correção de textos feita pelos próprios autores,

no caso os alunos, sob a orientação do educador;

· A Correspondência Interescolar: atividade largamente utilizada por Freinet, na

qual os alunos se comunicavam com outros estudantes de escolas diferentes;

· O Fichário de consulta: fichas criadas por alunos e professores, para suprir as

lacunas deixadas pelos livros didáticos convencionais;

· A Imprensa escolar: os textos escritos pelos alunos tinham uma função social

real, já que não serviam meramente como forma avaliativa, já que eram publicados e lidos pelos colegas;

· O Livro da vida: caderno no qual os alunos registram suas impressões,

sentimentos, pensamentos em formas variadas, o qual fica como um registro de todo o ano escolar de cada classe;

· O Plano de trabalho: atividade realizada em pequenos grupos que sob a

orientação do educador, com base em um dado tema, desenvolvem um plano a ser realizado num certo intervalo de tempo;

· O Texto Livre: tipo de texto em que o aluno nõa é obrigado a escrever como nas

escolas tradicionais. É livre em formato e em tema. Relaciona-se com a técnica da Imprensa Escolar, Livro da vida e Correspondência Interescolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário